Curiosidades

Porque verrugas têm pelos?

Coisa de bruxa?

Verrugas são alterações na pele causadas por um vírus e não têm pelos – elas devem ser tratadas. Já o que conhecemos popularmente como verrugas são o que médicos chamam de nevos: pintas, manchas ou sinais. Eles surgem por um aumento dos melanócitos (células que produzem cor na região interna da pele) e possuem pelos quando estão em uma região da pele que já tem os cabelinhos. Se isso incomodar, pode ser retirado por um médico.

Mas você sabe para que servem os pelos? Eles têm funções diferentes conforme a parte do corpo.

Os cabelos, por exemplo, protegem a cabeça dos raios ultravioletas que vêm do Sol e do frio, quando chega o inverno. Já os pelos que ficam dentro do nariz filtram (e aquecem!) o ar que respiramos, evitando que sujeira e bactérias entrem nas vias aéreas.

Pelos também formam as sobrancelhas, que protegem os olhos do suor, enquanto os cílios evitam que partículas caiam nos olhos.

No restante do corpo, os pelos ajudam a nos alertar quando algo encosta na pele, além de ajudarem no controle da temperatura do corpo.


CONSULTORIA:
MIRIAM M. LEAL (PEDIATRA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA) E RONALD RANVAUD (PROFESSOR DOUTOR NO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA DE BIOFÍSICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA USP).


04/08/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui