Curiosidades

Por que Urano e Netuno são azuis?

Entenda a cor dos dois

Urano e Netuno são azuis por causa da composição da atmosfera que existe em cada um desses planetas. Eles são como duas bolas de gás. Os elementos presentes nesse gás têm cor azulada, que pode ser vista com a ajuda da luz solar. Para saber a cor de um planeta, os cientistas usam fotografias tiradas com telescópio – apenas olhar por meio desse aparelho não deixa as cores nítidas.

E você já reparou no anéis de Urano? Parecem tortos! Na verdade, não sãos os anéis desse planeta que são tortos em relação aos de outros planetas, mas o planeta inteiro é que é assim. Enquanto a Terra e os outros planetas do sistema solar ficam ao redor do Sol com o eixo de rotação quase em pé, parecidos com um pião, Urano dá a impressão de estar deitado. Os anéis ao redor dele acompanham a posição do planeta e, por isso, parecem tortos. Os cientistas acreditam que essa inclinação ocorreu por causa de um impacto que Urano teria sofrido com um objeto celeste muito grande.


CONSULTORIA:
 ALEXANDRE CHERMAN (ASTRÔNOMO DA FUNDAÇÃO PLANETÁRIO/RJ), ANDERSON CAPRONI (PROFESSOR DO NÚCLEO DE ASTROFÍSICA TEÓRICA DA UNICSUL), GUSTAVO P. DE MELLO (ASTRÔNOMO DO OBSERVATÓRIO DO VALONGO/UFRJ) E LEANDRO GUEDES (PÓS-GRADUADO EM ASTROFÍSICA EXTRAGALÁCTICA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE NOTRE DAME, EUA).


14/07/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui