Curiosidades

Por que o urubu voa alto?

Tem utilidade!

Abutres e urubus estão entre as aves que voam mais alto em toda a natureza! Existem registros de que os urubus podem chegar a 4 mil metros de altura!

Voar assim alto tem utilidade: dá visão panorâmica para essas aves, permitindo que elas localizem melhor a comida. Para atingir grandes alturas, os urubus pegam carona em correntes de ar quente que se deslocam de forma circular para cima da atmosfera. É por isso também que vemos os urubus quase sempre voando em círculos. O curioso é que, por causa da carona, essas aves gastam pouca energia para voar.

Cabeça pelada!
Já reparou em como os urubus não possuem penas na cabeça nem no pescoço? Isso facilita a alimentação e evita doenças! É que os urubus, muitas vezes, comem animais mortos. Se tivessem penas na cabeça, elas ficariam sujas de sangue em contato com a carcaça, atraindo moscas e outros insetos, e causando contaminação.

Existem sete espécies (cinco delas vivem no Brasil) com cerca de 1,5 metro de envergadura (distância entre as pontas das asas abertas) e mais ou menos 1,6 quilo. Em geral, as penas são pretas ou cinza-escuras. Algumas das espécies mais conhecidas são o urubu-rei, o urubu-de-cabeça-preta e o urubu-de-cabeça-vermelha.


Consultoria:
Guilherme Domenichelli (biólogo e autor dos livros Girafa Tem Torcicolo? e O Resgate da Tartaruga - Panda Books) e Guilherme Renzo Rocha Brito (ornitólogo do Instituto de Biociências da USP).



23/07/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui