Curiosidades

Por que o sangue tem cor vermelha?

A cor está nas células

A cor vermelha do sangue é causada por células chamadas glóbulos vermelhos: elas são maioria no sangue e contêm uma substância chamada hemoglobina, que é rica em ferro. Quando respiramos, o oxigênio que entra no corpo oxida (ou seja, enferruja) o ferro presente na hemoglobina. Essa reação resulta na tonalidade vermelha.

Mas, se o sangue é vermelho, por que as veias são verdes? A verdade é que as veias não são verdes, mas esbranquiçadas. Elas parecem esverdeadas (ou azuladas) por causa da mistura entre a cor do sangue e a cor da nossa pele. O sangue das veias, diferentemente do das artérias, é rico em gás carbônico, que deixa esse líquido com tom vermelho escuro. Aí, o vermelho escuro se une ao amarelado da camada de gordura abaixo da pele (e da própria pele), fazendo as veias parecerem verdes.

Confira outras curiosidades sobre esse líquido que percorre nosso corpo!

Para que serve o sangue?
Ele é o meio de transporte que leva nutrientes indispensáveis para o nosso corpo – e ainda elimina impurezas que não são boas para nós, levando-as até os rins, que atuam como um filtro, gerando o xixi. Assim, a circulação sanguínea transporta nutrientes para as células e também recolhe o lixo delas.

Como o sangue é produzido?
A fábrica do sangue é a medula óssea. Esse tecido gelatinoso está em vários ossos, como fêmur, tíbia, costela, crânio e outros. A medula recebe ingredientes para formar as células do sangue, que, depois de prontas, são liberadas pelos vasos sanguíneos.

Bateu e ficou roxo? Tem sangue envolvido!
Já reparou que, ao bater alguma parte do corpo de um jeito mais forte, a região fica roxa? Isso acontece porque os vasos da área afetada, finos como um fio de cabelo, se romperam, fazendo com que o sangue dentro deles se espalhasse. A cor roxa logo aparece porque esse sangue não fica mais tão líquido e endurece. Depois de uma semana, o corpo acaba reabsorvendo o que vazou e manda tudo de novo para os vasos.

Ele está até nas olheiras
Quem dorme mal pode acordar com olheiras – manchas arroxeadas abaixo de cada olho. Isso também tem a ver com o sangue. Quando bate aquele cansaço, o corpo libera substâncias que fazem as veias ficarem mais largas. Como a região ao redor dos olhos tem pele bem fina e cheia de vasos sanguíneos, a reação se torna mais aparente ali e surgem as olheiras.

A sede vem do sangue
Quando você come muitos alimentos salgados, como batata frita ou pipoca, o sódio presente na comida cai no sangue e provoca um desequilíbrio, deixando as células do sangue desidratadas. Então, células especializadas do cérebro indicam que está na hora de beber água. É a sede!

70 centímetros: é o tamanho médio da maior veia do nosso corpo. Estamos falando da veia safena magna, que fica na perna. Já a aorta é uma superartéria: tem 50 centímetros, começa no coração e vai até perto da região genital.


CONSULTORIA: LAURIVAL ANTONIO DE LUCA JR. (FISIOLOGISTAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA). FONTE: FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE.



11/08/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui