Curiosidades

Por que o sabonete faz espuma?

Descubra!

É só usar o sabonete e a espuma aparece. Ela é formada por pequenas bolhas de ar que se misturam com a água. E sabe por que ela é sempre branca? Quando bate sobre as bolhas, a luz do ambiente se espalha e se mistura, fazendo a coloração surgir (o branco é a junção de todas as cores). Além disso, boa parte dos corantes usados em sabonetes se dissolve em contato com a água.

Mas vá com calma no banho: junto com o sabonete, buchas e esponjas ajudam a tirar a sujeira do corpo, mas use-as sem aplicar muita força. Quando sair do chuveiro, aperte esses acessórios para tirar o excesso de água e deixe-os em um lugar ventilado para secar. Como concentram muita umidade, esponjas são ambientes perfeitos para as bactérias!


Consultoria:
Ademir E. Santana (professor do Instituto de Física da UnB), Alfredo Marques (professor do Departamento de Química da UFPR), Antonio S. Mangrich (professor do programa de pós-graduação em química da UFPR), Edenir R. Pereira Filho (professor do Departamento de Química da UFSCar), Jo Dweck (professor da Escola de Química da UFRJ), João B. da Rocha Filho (professor da Faculdade de Física da PUC/RS), José Schifino (professor do Departamento de Físico-Química da UFRGS) e Marco A. Gaya (engenheiro químico e professor da UERJ).


04/07/2017 - 10:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui