Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

Por que o Mar Morto recebeu esse nome?

Descubra o motivo por trás do apelido dado ao lago Asfaltite

Lucas Vasconcellos Publicado em 15/10/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mar Morto, o lago de Asfaltite - Pixabay
Mar Morto, o lago de Asfaltite - Pixabay

O lago Asfaltite, mais conhecido como Mar Morto, fica no interior da Palestina (Oriente Médio). Ele banha Jordânia, Israel e Cisjordânia, e é alimentado pelo rio Jordão. Apesar de ser chamado de mar (devido à quantidade de sal na água), é um lago estreito e alongado, com 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. É o ponto mais baixo da Terra: fica 417 metros abaixo do nível do mar.

Muito sal!

Como a região onde o Mar Morto está é muito quente e seca, a quantidade de água que evapora dele é maior do que a que chega por meio da chuva e do rio Jordão. Por isso, ele tem a maior concentração de sal em água do mundo: cerca de 340 gramas de sal por litro de água. No oceano, a média é de 35 gramas de sal por litro de água. 

A quantidade de sal presente no Mar Morto não deixa as pessoas afundarem: a água fica mais densa do que o nosso corpo, que acaba boiando.

Que nome é esse?

Tanto sal não permite a sobrevivência de quase nenhum tipo de vida. Os peixes que chegam pelo rio Jordão, por exemplo, morrem ao entrar em contato com a água do Mar Morto – daí vem o nome Morto. Os únicos seres vivos que sobrevivem por lá são bactérias, como a Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais presentes na água.

Tratamento especial

Muitos turistas vão até o Mar Morto: a grande quantidade de sal e os minerais presentes na água (como potássio, bromo, cálcio e magnésio) ajudam a aliviar problemas de saúde. As pessoas também costumam passar pelo corpo a lama negra que fica no fundo desse lago - ela é rica em minerais nutritivos para a pele.


Consultoria: Mariana Coppedê Cussioli (Oceanógrafa).