Curiosidades

Por que o coco tem água?

A gente explica

Porque o coco precisa alimentar a semente que está unida a ele e que dará origem a um novo coqueiro. A água nada mais é do que uma reserva de nutrientes, que garante energia para a germinação da planta.

A água se forma dentro do coco a partir da umidade do solo e da chuva: ela é sugada, percorre o caule e as folhas do coqueiro, ganhando açúcares e minerais, até chegar ao coco.

E sabia que, conforme o coco amadurece, parte do líquido que está dentro dele fica sólido? É a polpa branca que comemos.

É sempre bom lembrar: a
 água de coco contém mais sais minerais (potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio) do que a água normal. Em dias quentes ou quando fazemos exercícios, suamos bastante e perdemos minerais. Nesses momentos, a água de coco é uma boa opção para repor tudo rapidamente. Mesmo assim, a água normal (potável) é essencial, pois atua na fabricação de células, transporte do sangue, entre outras funções no corpo.


Consultoria: 
José R. Pirani (professor do departamento de botânica da USP) e Stela M. P. Palacio (médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).



01/03/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui