Curiosidades

Por que nós soluçamos?

Desvende o mistério

O soluço é uma reação incontrolável do corpo humano e está ligado à diminuição na frequência com que respiramos. Ele também surge quando você come demais, ingere muita bebida com gás e até em momentos de nervosismo.

Como funciona
Tudo começa quando o estômago pressiona o nervo frênico, responsável pelos movimentos do diafragma (músculo que regula a respiração). Ao ser pressionado, esse nervo estimula o diafragma da maneira errada. Com isso, a entrada de ar é interrompida por um instante, fazendo o corpo sacudir – é o soluço!

Ao mesmo tempo, as pregas vocais vibram e produzem aquele barulho esquisito. Algumas atitudes podem ajudar a se livrar do soluço, como segurar a respiração por alguns segundos. Mas será que levar um susto ajuda mesmo?

O susto ajuda, sim, a interromper o ritmo estranho da respiração durante o soluço. Além disso, ao tomar um susto, liberamos o hormônio adrenalina, que age sobre o diafragma, fazendo com que ele pare de se contrair sem controle.


Consultoria:
 Eliana Pinheiro (professora do Dep​artamento de Ciências Fisiológicas da UnB), Fausto Nakandakari (otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês/SP), Marilucia Picanço (pediatra especialista em saúde do adolescente e em saúde mental do Hospital Universitário da UnB) e Rosana Cardoso Alves (neurologista da Associação Brasileira do Sono e neurologista do Fleury Medicina e Saúde).



02/08/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui