Curiosidades

Por que juízes usam toga?

Roupa diferente!

Toga é o nome da roupa usada por juízes durante julgamentos. Essa vestimenta surgiu na Roma antiga, no século 7 antes de Cristo. Mas, naquela época, não era exclusiva da justiça.

No início, a toga era usada apenas pelos homens romanos e variava conforme a posição social. A dos políticos era branca. Já a de sacerdotes e de autoridades da justiça tinha uma fita vermelha na ponta. Mas a cor acabou se tornando um privilégio para a realeza. Assim, no século 16, os juízes passaram a usar o preto, representando a imparcialidade.

Significado de peso
A partir do século 16, a toga preta foi adotada ao redor da Europa entre os juízes. Só eles podem usar a roupa – a ideia é que a vestimenta lembre o profissional da responsabilidade que está nas mãos dele, além de transmitir respeito para toda a sociedade.

A toga deve ser usada em todos os julgamentos e nos dias em que os juízes participam de eventos ou comemorações. Atualmente, ela é feita de cetim e seda, e possui borlas (cordinhas ao redor do pescoço) brancas (promotores públicos, por exemplo, usam borlas vermelhas).

Ordem no tribunal!
Você já deve ter visto, em muitos filmes, os juízes usando um martelo para dar o veredicto final em um julgamento. No Brasil, uma campainha substitui o martelo, que foi inspirado em Thor, deus dos trovões na mitologia nórdica: o martelo dele nunca erra o alvo. O item começou a ser usado na Inglaterra, entre os séculos 17 e 18, e ficou popular nos Estados Unidos.


Consultoria: Isabel Kastrup (advogada).



19/07/2017 - 11:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui