Curiosidades

Por que estrelas só brilham à noite?

Desvende essa história

As estrelas não brilham somente à noite. Elas brilham o tempo inteiro! Nós é que só conseguimos enxergá-las depois que o Sol se põe. Isso porque, durante o dia, a luz solar se espalha pela atmosfera e impede que vejamos o que acontece no espaço. Também não podemos nos esquecer de que o próprio Sol é uma estrela – essa nós vemos brilhar durante o dia!

Mas, afinal, por que as estrelas brilham?

Essas esferas de gás quente brilham porque perto do centro delas a temperatura é muito alta. Isso faz o gás hidrogênio que fica ali se transformar em gás hélio. Essa reação gera energia que aparece em forma de luz.

A intensidade do brilho depende da temperatura, da massa e da distância de cada estrela em relação à Terra. Quanto maior e mais perto de nosso planeta, mais brilhante ela parecerá.


Consultoria: Alexandre Cherman (astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro), Antônio M. Magalhães (professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP) e Gustavo F. Porto de Mello (astrônomo do Observatório do Valongo/UFRJ).

 

22/07/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui