Curiosidades

Por que a luz acaba?

Saiba o que fazer!

Ver TV, jogar videogame, acessar a internet... Tudo isso depende de energia elétrica. Só que, de vez em quando, a luz acaba. Quer entender por que isso acontece?

Quando a causa é: uma tempestade

1) Cabrum!
Tempestades trazem raios! Normalmente, eles são absorvidos pelos sistemas de proteção da rede de energia, que funcionam como para-raios. Só que podem ocorrer falhas, por falta de manutenção. Aí, os raios atingem, por exemplo, cabos de energia das ruas, que ficam danificados, interrompendo a distribuição de luz. 

2) Sai debaixo!
Chuvas fortes também têm ventos, que podem derrubar torres de energia elétrica, onde estão os cabos que transmitem a eletricidade para a casa das pessoas. Se isso acontece, falta luz. E os ventos também derrubam árvores que, se caírem sobre fios de alta tensão nas ruas, acabam com a energia temporariamente.

Quando a causa é: falta de chuva

1) É preciso ter água
No Brasil, a maior parte da energia vem das usinas hidrelétricas. A principal é Itaipu, na fronteira com o Paraguai. Para funcionar, as hidrelétricas usam um reservatório de água, criado a partir de uma barragem (que deixa a água de um rio represada): a água entra num tubo inclinado e cai até chegar numa turbina que, com a força da água, faz funcionar um gerador elétrico, produzindo eletricidade. 

2) Chove, chuva
Para manter os reservatórios das usinas cheios, é preciso chover bastante nas nascentes dos rios onde ficam as barragens. 

3) Não choveu! E agora?
Se a quantidade de chuva é pequena por alguns meses, não há água suficiente para produzir energia. Isso quase aconteceu em 2012: de agosto a dezembro, a falta de chuva fez o nível de água ficar baixo. Com as chuvas do início de 2013, os reservatórios estão enchendo devagar. Se parar de chover de novo, será preciso economizar energia (o chamado racionamento), com atitudes como desligar aparelhos eletrônicos fora de uso e evitar deixar muitas luzes acesas.


Acabou a energia? Hora de brincar!


QUEM É O BICHO?
1) Junte seis ou mais pessoas. Façam uma roda de cadeiras ou no chão. Escolham um jogador para ficar em pé no meio da roda, com os olhos fechados.

2) Em silêncio, cada jogador da roda escolhe um animal para imitar. Quem está no meio gira algumas vezes. Depois, os outros imitam o som do bicho escolhido, um por vez. O jogador do centro deve adivinhar quem é quem. Troquem quem fica no centro. Vence quem acertar mais.


O QUE TEM NA CAIXA?
Você vai precisar de:
- Objetos variados
- Uma caixa
- Três ou mais jogadores

1) Coloquem os objetos dentro da caixa e escolham alguém para começar.
2) Com os olhos fechados, ele pega um objeto e tenta adivinhar o que é. Façam rodadas com todos os jogadores. Vence quem acertar mais.
 

TEIA DO TESOURO
Você vai precisar de:
- Várias cadeiras (ou outros objetos para serem obstáculos)
- Um novelo de lã
- Objetos variados
- Dois jogadores

1) Um jogador deve fazer um trajeto com o novelo pela casa. É importante inventar obstáculos difíceis, como entre cadeiras.

2) O mesmo jogador esconde um objeto no fim do trajeto. Usando apenas o tato, o outro participante tem que seguir o trajeto até chegar ao tesouro.



03/02/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui