Curiosidades

Por que a gente sonha?

Tire suas dúvidas!

A ciência não tem respostas definidas para essa pergunta, mas começamos a sonhar antes mesmo de nascer! Sonhar no útero da mãe estimula as transmissões entre os neurônios – o que faz com que a inteligência do bebê se desenvolva no futuro. Em crianças e adultos, os sonhos ajudam a fixar a memória e a gravar os acontecimentos e aprendizados no cérebro.

Quantas vezes sonhamos durante por noite?
Durante uma noite de sono, podemos sonhar entre três e seis vezes. É no sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos) que ocorrem os sonhos mais intensos. O REM vem logo depois da fase do sono profundo e dura entre 1 hora e 1,5 hora.

Por que, às vezes, não nos lembramos dos sonhos?
Para se lembrar de um sonho é preciso que ele aconteça em um momento do sono chamado de estado de despertar. O despertar, nesse caso, não significa estar acordado: é uma fase em que o cérebro está trabalhando em ritmo parecido àquele de quando não estamos dormindo.

Também nos lembramos dos sonhos quando acordamos até 10 minutos depois de ele ter acabado. Nesse período, o cérebro consegue ativar a memória para que a lembrança surja. Mas, normalmente, quando um sonho termina, ficamos em sono profundo, sem acordar por um tempo. Aí, não nos lembramos dele!

É possível não sonhar?

Sim! Pessoas que possuem o sono muito agitado, como aquelas que têm algum problema respiratório, não chegam à fase REM do sono. Aí, não conseguem sonhar.

Por que, à vezes, sonhamos com a mesma coisa?
Se você sonha repetidamente com alguma situação é porque algo nessa história foi marcante para você. Também pode significar algum trauma. Se for o caso, é importante procurar ajuda médica.

Os animais sonham?

Bichos também têm o sono REM. Por isso, podemos dizer que eles sonham. Só não dá para dizer o que, já que eles não podem nos contar!

Consultoria: Raimundo Nonato Delgado Rodrigues (vice- coordenador titular do Departamento Científico do Sono da Academia Brasileira de Neurologia).


24/07/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui