Curiosidades

Por que a gente chora?

Snif, snif...

Pode ser um tombo, uma medalha de ouro, uma cena emocionante de um filme, saudades de um amigo... Motivos tão diferentes acabam com o mesmo resultado: a maior choradeira. Essas situações têm algo em comum: quando são percebidas pelos sentidos, mexem com as nossas emoções e exigem alguma reação. Aí o corpo libera as lágrimas, como uma defesa.

Os especialistas não têm certeza sobre por que esse mecanismo é acionado, mas alguns estudiosos acham que o choro é uma ferramenta de comunicação, desenvolvida pelos humanos há muito tempo. Segundo eles, provavelmente antes de conseguir usar a fala, nossos antepassados aprenderam a chorar para mostrar melhor suas emoções e sentimentos. E nós herdamos esse recurso que ainda usamos como forma de comunicação.

Um bom exemplo pode ser observado nos bebês, que não sabem falar e choram quando sentem fome, dor ou sono. Às vezes, eles também fazem isso para chamar a atenção dos pais e pedir colo e proteção.

Quando crescemos e aprendemos a falar, o choro é menos comum, mas aparece em momentos de sentimentos intensos de alegria, tristeza ou dor, por exemplo. Os especialistas dizem que, mesmo quando a gente chora sozinho, está demonstrando sentimentos que gostaria de dividir com alguém. Eles explicam que chorar faz bem porque, depois de liberar as emoções, nos sentimos mais aliviados e o corpo se reequilibra.



24/01/2017 - 11:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui