Curiosidades

Por dentro da sua boca

Saiba tudo o que acontece

Doce ou salgado?
Na nossa língua existem papilas gustativas que são responsáveis pelos gostos que sentimos. Em cada parte da língua sentimos um gosto diferente: na ponta, o salgado e doce, o gosto ácido, como por exemplo, do vinagre ou do limão, é sentido na lateral e o amargo, fica quase no final da língua. 

Aproveitadoras!
A cárie é formada por bactérias que produzem ácidos que conseguem corroer o dente, formando um pequeno buraco. Se você não escova os dentes direito, sobram restos de comida na sua boca e daí, essas bactérias consomem o que sobrou e produzem o ácido. Para acabar com o problema, o dentista remove a parte do dente que foi afetada e preenche o buraco com uma massa – resina - da cor do dente.

Líquido do bem
Se você acha que a saliva não serve para nada, pode ir parando por aí! É ela que começa a digestão dos alimentos, fazendo a quebra das moléculas. Ela também ajuda você a engolir os alimentos e trabalha duro na hora em que a língua vai reconhecer o sabor – você só percebe o gosto quando as partículas químicas dos alimentos estão em contato com a saliva.

Que bafo!
Você já deve ter reparado que quando acordamos, temos mau hálito. O que rola é que enquanto dormimos, a produção de saliva diminui - boca seca significa boca fedida – e também ficamos muito tempo sem comer o que implica na queima de gorduras e é daí que vem o cheiro. Mas o mau hálito também pode ser causado por má escovação, doenças e intestino preso.

Branco ou amarelo?
Você já parou para pensar porque os nossos dentes ficam amarelados? Quando não escovamos a dentadura direito, começa a formar uma película pegajosa formada por bactérias e restos de alimentos sobre os dentes. Isso se chama placa bacteriana – ela faz com os dentes fiquem amarelados, eca!

Sem sangue!
Se quando você passa o fio dental, sua gengiva sangra, pode ser gengivite. Ela é causada pela placa bacteriana, que quando não é tratada, irrita a gengiva fazendo com que ela fique inchada, vermelha e pode até sangrar.

Bolinha branca
A afta começa com um machucado na boca que pode ser causado por falta de vitamina, alimentos ácidos, por uma mordida ou baixa imunidade do corpo, ou seja, quando ele está mais fraco e mais vulnerável a contrair doenças. O problema é que esse machucado vira uma inflamação e atraí as bactérias que vivem na boca e daí começa a arder, doer e fica com aquela aparência esbranquiçada. Ela pode aparecer na gengiva, língua, nos lábios ou até na garganta.

15/02/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui