Curiosidades

Plantas têm sentimentos?

Elas são como nós?

Muitos cientistas acreditam que as plantas não têm sentimentos. Até hoje, não foram encontrados sistemas capazes de provocar sensações comuns em animais, como alegria e tristeza, nas plantas. Essas sensações estão associadas a atividades no sistema nervoso e nos órgãos dos sentidos – e nenhum deles existe nas plantas. Porém, alguns especialistas acreditam que os vegetais são inteligentes e que, talvez, tenham outros sistemas ainda desconhecidos.

E sabe por que os vegetais não emitem sons? Até onde a ciência sabe sobre esse assunto, eles não precisam produzir barulho para sobreviver na natureza. A comunicação é feita pela liberação de substâncias químicas, como aromas e toxinas.

O que mais se aproxima de barulho em plantas são estalos gerados, por exemplo, pelos pinheiros. Quando a pinha (fruto dessa árvore) está madura, estoura e espalha pinhões. Outros ruídos só surgem se houver interferência de fatores externos, como o vento ou a chuva, que fazem folhas baterem umas contra as outras. 


Consultoria: Antônio Salatino (professor Titular Sênior do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP) e Elcio Furlan (biólogo, especialista em animais silvestres).


20/07/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui