Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Corpo

Para que servem as unhas?

Proteção natural, as unhas nunca param de crescer. Quer entender o porquê? A gente explica isso e muito mais!

Nina Neves Publicado em 17/12/2021, às 17h49 - Atualizado às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de unhas - Pixabay
Imagem ilustrativa de unhas - Pixabay

Sem fim!

A fábrica da unha fica embaixo da pele – onde ela é viva. Já o pedaço que vemos são células mortas (por isso não dói para cortar!). As células vivas empurram as mortas e a unha cresce sempre. Um dos ingredientes é a proteína queratina (que também forma cabelo e pele).

Sempre mais

Pele, unha e cabelo não param de ser produzidos, porque sofrem desgaste e precisam ser renovados. A diferença é que a pele se descama sozinha, enquanto os outros dois devem ser cortados.

Não retire!

A cutícula, pele fina na base da unha, é um sistema de vedação: protege a fábrica da unha de invasores, como bactérias e fungos. Por isso, não é legal retirá-la nem puxar os cantinhos.

Várias utilidades

Além de preservarem a ponta dos dedos, as unhas nos auxiliam a pegar os objetos e podem ser usadas como pinça para coisas bem pequenas. Em nossos ancestrais pré-históricos, elas serviam como garras para ataque e defesa.

A vencedora

Todo mundo tem uma mão chamada de dominante – a direita nos destros e a esquerda nos canhotos. As unhas crescem mais rápido nessa mão: por ser mais ativa, a circulação sanguínea nela é maior, favorecendo o crescimento.

Pinóquio?

Algumas pessoas dizem que aquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas são mentiras que contamos. Mito! A principal causa é um trauma (tipo de machucado) na região logo abaixo da unha. Isso pode acontecer por roer, morder ou bater essa região.

Você não é um roedor!

Cortar as unhas de tempos em tempos é uma necessidade. Mas sempre use uma tesoura – nunca os dentes! É perigoso engolir pedacinhos, que podem machucar o estômago e os intestinos. Além disso, roer causa machucados por onde podem entrar microrganismos.

Tempos diferentes

As unhas das mãos crescem mais ou menos 3 milímetros por mês (pouco mais de 3 centímetros por ano) e as dos pés vão mais devagar, de 1 a 1,5 milímetro por mês.

Você sabia que…

Quando uma pessoa morre, as unhas continuam crescendo por alguns dias? Isso acontece porque a produção das células das unhas usa pouquíssima energia. Aí, a energia acumulada em vida garante mais um tempo de crescimento.