Curiosidades

Para que serve cada vitamina?

Alimentação saudável

Sabia que nosso corpo não produz vitaminas? Por isso, é importante ficar esperto com a alimentação para consumir esses compostos orgânicos e manter tudo funcionando bem no seu organismo.

Confira os benefícios que as vitaminas trazem para cada parte do corpo!


Cérebro
A vitamina E é ótima para o funcionamento do cérebro, melhorando o raciocínio e a concentração. As vitaminas do complexo B ajudam a manter as células do sistema nervoso saudáveis.

Boca
As vitaminas C e B2 ajudam a evitar inflamações e infecções da mucosa da boca. A vitamina B6 ainda previne problemas como a gengivite.

Olhos
Ingerir vitamina A ajuda a manter uma boa visão – a falta dela pode causar problemas nos olhos, como secura e inchaço das pálpebras. A vitamina E protege a membrana ocular e ajuda a prevenir a catarata (que deixa a visão embaçada).

Cabelos
Os fios crescem mais rápido com a ajuda das vitaminas A e E, que também os mantêm mais fortes e saudáveis. A vitamina D recupera a estrutura do cabelo e pode ser usada contra a queda capilar.

Pele
As vitaminas A, E e F protegem o maior órgão do nosso corpo e mantêm a pele saudável. A vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Ossos
A formação e o crescimento dos ossos conta com a ajuda da vitamina A. Enquanto isso, a vitamina D ajuda na absorção de cálcio e fosfato, mantendo os ossos fortes.

Músculos
A vitamina B1 é ótima para o funcionamento dos músculos. As vitaminas E, B5 e B12 previnem o cansaço e as câimbras.

Pulmões
O combate de problemas respiratórios, como os que são causados pela poluição, recebe a força da vitamina C.

Coração
A vitamina B9 ajuda a evitar palpitações, mantendo o coração saudável. As vitaminas E e F protegem contra doenças cardíacas.

Estômago
Problemas digestivos e náuseas podem ser evitados com o consumo adequado das vitaminas B5 e B6.

Sangue
As vitaminas B6 e B9 evitam a anemia. A vitamina K tem o poder de coagular o sangue. Já a vitamina B12 mantém as hemácias (células que transportam oxigênio e gás carbônico) saudáveis.

Sistema imunológico

As vitaminas A e C são importantes para a manutenção da função imunológica, que nos protege do aparecimento de doenças. Elas ajudam o corpo a ficar sempre saudável e ativo!


Onde elas estão?
Vitamina A: alface, espinafre, salsa, couve, cenoura, leite, ovos, queijo, manteiga, tomate e sardinha.
Vitamina B1: brócolis, ervilha, arroz integral, pão integral, feijão, carne suína, gema de ovo e peixe.
Vitamina B2: cereais, espinafre, repolho, couve-flor, carne bovina, carne suína e ovos.
Vitamina B3: ervilha, arroz, ovos, leite, feijão, amendoim, peixes, fígado e queijo.
Vitamina B5: abacate, cogumelos, leite, milho, cereais em grãos, fígado e ovos.
Vitamina B6: arroz integral, aveia, batata, banana, atum e trigo.
Vitamina B9: espinafre, fígado, carne bovina, cenoura, gema de ovo, banana e melão.
Vitamina B12: fígado, peixes, leite, ovos, queijo e frutos do mar.
Vitamina C: limão, laranja, mexerica, abacaxi, morango, kiwi, tomate, cenoura, brócolis, manga, pimentão e rabanete.
Vitamina D: a principal fonte é a luz solar. Também é encontrada em alimentos como leite, ovos e peixes.
Vitamina E: trigo, soja, leite, carnes, nozes, verduras, frutas e grãos integrais.
Vitamina F: milho, soja, trigo, peixe, amêndoa e abacate.
Vitamina K: milho, carne bovina, carne suína, cenoura, queijo, manteiga, batata, pepino, leite, tomate, ovos, repolho e couve-flor.

 

CONSULTORIA: Fernanda Lancellotti (nutricionista).



02/03/2017 - 09:30

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