Curiosidades

Para que serve a cauda dos bichos?

Qual a importância?

Confira seis exemplos para entender a utilidade da cauda entre os bichos


Quase um remo!
Grossa e cheia de escamas, a cauda de jacarés e crocodilos é usada na defesa e ainda os ajuda a derrubar presas. Além disso, a lateral achatada dá aquela força na natação – algumas espécies de jacaré atingem até 32 quilômetros por hora na água.

Feliz ou triste?
Uma das funções do rabo do cachorro é ajuda-lo a espalhar o cheiro que as glândulas próximas ao bumbum produzem, indicando que chegou a época da reprodução (se ele mantiver o rabo parado nesse período, é sinal de que há outros cães maiores por perto, com quem é melhor não disputar uma fêmea). Mas o rabo também auxilia na comunicação desses pets. Por exemplo: se o cão abana o rabo para cima, é sinal de que está feliz; já o rabo entre as pernas (e parado) mostra que ele está com medo. 

Hora da limpeza
Alguns animais, como bois, vacas e cavalos têm cauda com formato parecido ao de um pincel, com um tufo de pelos na ponta. Esse tipo protege a região do bumbum contra as moscas e ajuda na limpeza do cocô – basta mover o rabo para se livrar da sujeira!

Vai encarar?
Talvez você já tenha visto desenhos animados que mostram cangurus encarando brigas! Na vida real, o rabo ajuda nesses momentos de tensão: a cauda atua como mola para que o bicho consiga dar coices. Além disso, serve de apoio, possibilitando que o canguru ande reto. 

Ajudinha extra
A cauda do macaco-aranha mede cerca de 90 centímetros (quase 30 centímetros a mais do que o corpo dele). Esse tamanho todo é bem importante, pois o rabo funciona como um braço – pega comida (até alimentos bem pequenos, como sementes) e o ajuda a ficar pendurado em árvores, por exemplo.

Sem cair!
Gatos estão sempre saltando, andando em cima de móveis ou sobre os telhados. Tudo graças ao rabo, que dá aquela força para o equilíbrio desse pet. Por ser um animal doméstico, a cauda também ajuda na comunicação dos gatos – da mesma forma que acontece com os cães. Por exemplo: quando o rabo está no chão, mas com a ponta se movimentando, significa que o bichano está um pouco irritado ou pensativo. 


CONSULTORIA: JONAS BYK (ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO ANIMAL E PROFESSOR DE ZOOLOGIA DA UFAM).

 

14/06/2017 - 19:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui