Curiosidades

Objetos deixados na Lua

Até bola de golfe!

Os astronautas que já visitaram a Lua levaram para lá mais coisas do que você imagina! Surpreenda-se com objetos que já deram uma passadinha por nosso satélite natural – alguns continuam por lá!

Um olá da Terra!
O governo norte-americano, em conjunto com 73 personalidades de diferentes países, gravaram mensagens de paz em inúmeros idiomas em um disco do tamanho de uma moeda de 1 real, que foi deixado na Lua após a missão Apollo 11 (1969). O objeto era feito de um material projetado para durar milhares de anos no ambiente lunar. Será que, um dia, receberemos resposta?

Esporte lunar
Depois da explosão da missão Apollo 13 (1970), que não conseguiu pousar na Lua, foi a vez de a Apollo 14 (1971) entrar em ação. Os astronautas da nova expedição não só chegaram ao satélite natural, como puderam se divertir um pouco: o comandante Alan Shepard até levou um taco e duas bolas de golfe para jogar em solo lunar! As bolas se perderam e continuam por lá. O taco está em exposição no museu USGA, em New Jersey (Estados Unidos).

Pedaço de avião
O norte-americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, era de Ohio, onde também nasceram os irmãos Wright, um dos pioneiros na história da aviação. Para homenagear os conterrâneos, o astronauta levou para nosso satélite natural um pedaço do histórico avião dos irmãos. Isso aconteceu na primeira viagem, a missão Apollo 11 (1969). O pedaço do avião foi trazido de volta e está em exposição no Memorial Nacional dos Irmãos Wright perto de Kitty Hawk, na Carolina do Norte (Estados Unidos).

Correio diferente
Quase todas as expedições norte-americanas para a Lua levaram até lá envelopes usados para guardar cartões-postais. Na primeira, Apollo 11 (1969), os astronautas chegaram ao satélite natural com 214 desses envelopes que, depois, foram autografados por eles. De volta à Terra, alguns dos envelopes assinados foram colocados à venda por milhares de dólares, mas Neil Armstrong fez questão de recolhê-los.

Experiência fora da Terra
Para testar a lei da queda dos corpos, do italiano Galileu Galilei, os astronautas da missão Apollo 15 levaram para a Lua uma pena de falcão e um martelo. A ideia era obter a prova final de que, em um ambiente sem ar, os dois objetos caem na mesma velocidade. O experimento foi confirmado, e, para não levar peso desnecessário de volta para Terra, a pena e o martelo foram abandonados na Lua.

Lei da queda dos corpos: diz que o peso do objeto não interfere na velocidade a  que ele cai; a interferência vem da resistência do ar.

Você sabia que já foram deixados mais de 70 restos de espaçonave na Lua? São rovers, módulos lunares, foguetes de missões fracassadas, além do que foi descartado para diminuir o peso da nave na volta (os astronautas precisavam trazer rochas lunares para estudo e não podiam decolar com o peso extra).


CONSULTORIA:
LEANDRO GUEDES (PÓS-GRADUADO EM ASTROFÍSICA EXTRAGALÁCTICA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE NOTRE DAME, EUA).



10/08/2017 - 11:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui