Curiosidades

O que são ecocidades?

Conheça exemplos

Já ouviu falar em ecocidades? São municípios planejados para que os habitantes tenham uma excelente qualidade de vida. Veja alguns exemplos! 

Cidade do futuro
Desde 2006, Masdar, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) é uma das cidades mais ecológicas do mundo - além de ser considerada o maior projeto de arcologia (cidade projetada como alternativa à expansão urbana moderna). Ela foi a primeira a ser planejada para ser livre de carbono (gás que surge da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo), toda a energia local vem de fontes renováveis e todo o lixo é reciclado. Vale lembrar que Masdar ainda está em construção e que a meta é abrigar cerca de 5 mil pessoas e 1.500 estabelecimentos.

Capital do ciclismo
Além de ser um meio de transporte limpo (não polui o ambiente) e um jeito bem legal de se divertir, a bicicleta ajuda a ter uma vida mais saudável. A população de Groninga (Holanda) sabe bem disso: 50% da locomoção por lá acontece de bike. Desde os anos 1970, o governo encoraja viagens sem carro pelo centro da cidade, levando as pessoas a preferirem pedalar ou caminhar. Para isso, algumas medidas foram tomadas, como a construção de ciclovias e de um estacionamento para 11 mil bikes na estação central.

Vá de metrô ou de trem!
Cerca de 80% de todas as viagens feitas em Hong Kong (China), ocorrem via transporte público (metrô ou trem), com 11,3 milhões de passageiros usando esses serviços todos os dias. Hong Kong é uma das cidades mais populosas do mundo, com cera de 57.120 mil pessoas por quilômetro quadrado. Ao escolher o transporte público, menos gases são expelidos por carros, ônibus e motos, tornando o ar mais puro.

 Não tem espaço
A cidade de Fez (Marrocos) possui uma área urbana sem carros, chamada de Medina de Fez (parte islâmica do local). Apesar de mais de 156 mil pessoas viveram ali, nenhuma delas pode dirigir carros dentro dos muros da cidade. As ruas antigas e estreitas – algumas com menos de 60 centímetros de largura – tornam a circulação de automóveis impossível. Os pulmões agradecem!

No Brasil
Boa Vista, capital de Roraima, está se tornando uma cidade do bem. Em 2013, o governador do estado e o astronauta Marcos Pontes assinaram um termo para a implantação do Projeto Ecocidade (o mesmo usado para a cidade de Masdar). O objetivo é transformar Boa Vista em um exemplo para o Brasil: o plano é trazer mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para a cidade, localizada na região amazônica, com distribuição de água potável e mais mobilidade urbana, por exemplo.

Você sabia que...
... por aqui, muitas cidades estão adotando práticas para se tornarem ecocidades? Em João Pessoa (Paraíba), as áreas ambientais estão em crescimento com a implantação de novos parques para o lazer. Curitiba (Paraná) tem um eficiente planejamento urbano, que inclui a construção de redes de transportes e cuidados com o ambiente. Já em Londrina (Paraná), o destaque fica para o programa de coleta seletiva de lixo para reciclagem.

Você sabia que...
... o maior jardim vertical (ou parede verde) do mundo tem 2.289 metros quadrados e fica em Cingapura, na Ásia? Criado pela City Developments Limited para o edifício Tree House, ele ajuda a melhorar a qualidade do ar e isola a poluição sonora.


FONTE: GUINNESS WORLD RECORDS 2016

15/07/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui