Curiosidades

O que o chocolate causa no cérebro?

A receita do chocolate inclui basicamente cacau, manteiga de cacau, leite e açúcar. A mistura aciona um comando no cérebro que faz nosso corpo produzir serotonina e a feniletilamina, duas substâncias químicas que provocam a sensação de ânimo, disposição e bem-estar. É por isso que tanta gente gosta do doce.

Descubra mais curiosidades sobre o chocolate

Chocolate faz bem ou mal para a saúde?
Depende. Se você consumir um bombom pequeno por dia, de preferência do chocolate amargo, ele aumentará a produção de serotonina (substância que melhora o humor e dá a sensação de bem-estar) no organismo. O problema é consumir chocolate em excesso, principalmente se for tudo de uma vez. Isso causa mal-estar, dor de cabeça e de estômago, problema nos rins e aumento de peso.

Quem inventou o chocolate?
Tudo indica que os maias (povo que viveu em regiões da América antes da chegada dos espanhóis) foram os primeiros a processar o cacau, por volta do ano 500. A primeira forma do chocolate era uma pasta apimentada, bem diferente da que conhecemos hoje. Já o chocolate em barra, que comemos atualmente, só se tornou popular no século 19.

Consultoria: Alessandra C. M. do Amaral (nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição de São Paulo), Heloyze Fonseca (Nutricionista da empresa ClinDerme, de São Mateus/ES) e Paula Castilho (nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição).

13/04/2018 - 13:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui