Curiosidades

O que é a sensação térmica?

Brrrr!

Usamos o termo sensação térmica para nos referir ao momento em que a temperatura que nos atinge, ao ar livre, é maior do que a que está sendo registrada pelos termômetros. Por exemplo: o vento forte durante um dia gelado de inverno nos faz sentir ainda mais frio do que o número apontado pelos termômetros.

A mesma coisa pode acontecer no verão: em um dia seco, quente e com vento forte, não sentimos tanto calor, pois o suor evapora com facilidade, controlando a temperatura corporal. Já em dias quentes, com umidade elevada e vento fraco, suamos muito.

Que tempo maluco!
Quem nunca ficou bravo ao descobrir que a previsão do tempo anunciada no dia anterior não se cumpriu? Pois é, acontece! Às vezes, as nuvens caminham mais rápido do que mostram as contas do computador onde a previsão é feita. Aí, aparece uma chuva que ninguém esperava, por exemplo.

Para realizar a previsão de do tempo, são feitas milhões de contas. Como isso demora algumas horas, acontecem simplificações para que a previsão fique pronta rapidamente. Isso também pode causar erros.

Você sabia que...
... o meteorologista é um físico que se especializou em fenômenos atmosféricos?
Isso quer dizer que há muita matemática no processo de formação para essa profissão. No Brasil, algumas universidades têm o curso específico de meteorologia.


Consultoria: Celso Oliveira (meteorologista e mestre em agronomia pela USP), Guilherme Domenichelli (biólogo, autor de livros infantis e gestor ambiental do Dersa), João Longo (especialista em medicina esportiva, nutrologia e ortopedia), Leny Cristina M. Costa (Facel/Curitiba-PR), Nilton Salles (reumatologista do Hospital 9 de Julho/SP) e Samantha Martins (Meteorologista da Estação Meteorológica do IAG-USP).


18/07/2017 - 13:24

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui