Curiosidades

O coração é do tamanho da mão fechada?

Comparação incrível!

Pode acreditar: existem algumas coincidências bem malucas em nosso corpo! Já ouviu falar, por exemplo, que o coração de um adulto tem mais ou menos o mesmo tamanho da mão fechada, até o punho?

É verdade: os dois possuem, em média, 12 centímetros de comprimento por 9 centímetros de largura. Não há explicação conhecida para tanta coincidência! E elas não param por aí!

Abra os braços!
Não dá para adivinhar o tamanho exato de alguém, mas o corpo tem pistas. A altura de uma pessoa é quase igual à distância entre a ponta dos dedos com os braços esticados na horizontal – isso se chama envergadura. Nas crianças, como o corpo ainda está em desenvolvimento, às vezes a altura é um pouco maior do que a envergadura.

Diferentes, mas parecidos
Geralmente, o tamanho do pé é o mesmo que o do antebraço – parte que vai do punho até o cotovelo. O motivo? Ninguém sabe!

Pela metade
Em um adulto, a parte de cima do corpo costuma ter comprimento bem parecido com a da parte de baixo (a divisão é marcada pelo osso ilíaco, na região do quadril). Nas crianças, a metade de cima é um pouco maior do que a de baixo. Pesquisadores acreditam que a proporção nos ajude a manter o equilíbrio para ficar em pé e andar.


Consultoria:
Alexandre L. R. de Oliveira (professor do Departamento de Anatomia, Biologia Celular, Fisiologia e Biofísica da Unicamp), Carlos A. Navas (professor do Departamento de Fisiologia da USP), Dora M. Grassi Kassisse (professora do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional da Unicamp), Doris Rosenthal (professora do Laboratório de Fisiologia Endócrina do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ) e José E. de Carvalho (professor do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp – Campus Diadema).


16/07/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui