Curiosidades

O coração dói de tristeza?

Será mesmo?

Apesar de nossas emoções estarem ligadas ao cérebro, a tristeza faz com que algumas substâncias sejam liberadas no corpo, causando alterações, como uma mudança nos batimentos cardíacos. Mas a dor que parece estar no coração, na verdade, vem do tórax. Em momentos como os de tristeza, acontece uma contração dos músculos da região próxima ao coração. E lá vem aquela sensação de coração partido ao meio!

E responda rápido: você sabe do que o coração é feito? Trata-se de um músculo com
quatro câmaras: as superiores são chamadas de átrios (direito e esquerdo) e as inferiores são chamadas de ventrículos (direito e esquerdo). O lado direito recebe o sangue do corpo, pobre em oxigênio, e o direciona para os pulmões (onde será novamente abastecido de oxigênio). Então, o sangue segue para o lado esquerdo do coração e é bombeado para o corpo.

Junto com o coração trabalham os vasos sanguíneos. As artérias são os vasos que carregam o sangue cheio de oxigênio do coração para o corpo – elas se dividem para formar redes de capilares minúsculos. Depois, os capilares se juntam para formar as veias, que levam o sangue, quase sem oxigênio, de volta para o coração.

Mais curiosidades, diretamente do seu coração!


– Em média, o coração de um adulto saudável tem o tamanho de um punho fechado e pesa entre 250 e 400 gramas.

– O coração bate cerca de 100 mil vezes por dia – em média, entre 60 e 110 vezes por minuto (é mais rápido nos primeiros anos de vida).

– Esse órgão bombeia cerca de 5 litros de sangue por minuto. 

– Se fosse possível esticá-los, os vasos sanguíneos dariam um total de 160 mil quilômetros  – isso é cerca de quatro voltas em torno da Terra!


Consultoria: José Aziz (cardiologista da Faculdade de Medicina do ABC), Marcelo Paiva (cardiologista e coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital 9 de Julho). Fonte: Construa o corpo humano e descubra como ele funciona (Richard Walker, Editora Girassol).


07/07/2017 - 10:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui