Curiosidades

O cérebro humano por dentro!

Ele controla tudo!

Emoção X razão
Se o cérebro tivesse uma chavinha, você ligaria o lado esquerdo para se dar bem em matemática, nunca mais esquecer o caderno em casa e recordar tudo o que aconteceu ontem. Ou ligaria o lado direito para ficar alegre, amar todo mundo e ver beleza em tudo! Isso quer dizer que: do lado direito ficam as emoções e do esquerdo a razão.

Células espertas
Habilidades do cérebro, como memorizar, fazer associações e controlar o corpo, só são possíveis graças a milhões de células nervosas, chamadas neurônios. Eles levam e trazem mensagens em forma de impulso.

Um órgão e tanto!
Como não existe uma chavinha para ligar um lado e desligar o outro lado do cérebro, o que temos é um órgão complexo e integrado. Sabia que, se a parte esquerda parar de funcionar, a metade direita pode criar habilidades para suprir a falta? E ele não se resume a dois lados. Há outras regiões que ajudam o órgão a trabalhar.

Múltiplas funções:
>Córtex cerebral
É a camada enrugada que envolve o cérebro, onde se originam os pensamentos, os movimentos voluntários (como levantar o braço), e a linguagem e a percepção das coisas.

>Tálamo
A principal função é transmitir sensações, como audição e visão. Ele também ajuda na coordenação motora (da aula de artes da escola).

>Hipotálamo

Esse pedacinho tem muitas tarefas: controla a produção de hormônios, a temperatura do corpo, a sensação de fome e de sede, e ajuda a sentir emoções.

>Tronco encefálico
Responsável pela respiração, pelos batimentos cardíacos, pelos movimentos dos olhos e até pelo equilíbrio.

>Hipocampo
Você sempre usa essa região: ali estão armazenadas a memória e tudo o que você aprendeu na vida inteira!

>Cerebelo
O nome, me latim, quer dizer pequeno cérebro. Ajuda nos movimentos, no equilíbrio e na postura do corpo.

Você sabia que... 
o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito de quem é destro? E o lado direito as mãos e os pés dos canhotos. 
cada pessoa tem cerca de 100 bilhões de neurônios? 

CONSULTORIA: Ademir B. da Silva (Professor e ex-chefe da Disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp) e Marcelo Masruha (Professor de Neurologia Infantil da Unifesp). 

26/07/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui