Curiosidades

Mistérios de Machu Picchu

Saiba tudo sobre a cidade

No topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, fica a cidade peruana de Machu Picchu (ou o que restou dela)! Acredita-se que o local, também conhecido como a cidade perdida dos incas ( povo que viveu do norte do Equador à região central do Chile, entre os anos 1100 e 1550) exista desde o século 15 – e ninguém sabe ao certo quando começou a ser erguido. Os enigmas não param por aí!

Quem morava ali?
Machu Picchu era habitada pelo povo Quechua, tribo da família que reinava no império Inca. A cidade foi construída sob o comando do imperador Pachacuti para abrigar cerca de 750 pessoas.

Feita de pedras
No total, Machu Picchu tem 530 metros de comprimento, 200 metros de largura e cerca de 170 recintos em ruínas – casas, templos, praças, cemitérios e locais para armazenar alimentos. Tudo é de pedra e boa parte passou por reconstruções. Quem visita logo nota a diferença: o original tem pedras maiores e encaixadas com pouco espaço entre elas.

De um lado e do outro
Havia duas partes principais: a agrícola, no leste, com uma complexa estrutura em escadarias para plantio (batata e milho, por exemplo), incluindo sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água; e a área urbana, a oeste, onde ficava a maioria dos templos e casas. 

Para que servia?
A cidade já foi apontada como local onde o povo inca teria surgido e até como o último lugar onde conviveram. Pesquisadores também acreditam Machu Picchu tenha sido um centro para rituais religiosos ou um tipo de universidade de astronomia e de técnicas agrícolas. A verdade é que, até hoje, ninguém ter certeza de nada!

Pistas do fim
Conta-se que, quando os colonizadores espanhóis chegaram à região, em 1533, o imperador inca ordenou que todas as passagens para Machu Picchu fossem destruídas e a cidade, abandonada! Não se sabe o motivo da ordem. Assim, os espanhóis jamais teriam conhecido o local, que ficou perdido por cerca de 500 anos.

A redescoberta
Em 1911, o explorador norte-americano Hiram Bingham encontrou Machu Picchu, com a ajuda de guias locais, escondida debaixo de uma vegetação fechada e repleta de serpentes! Novos estudos, porém, dizem que Machu Picchu teria sido descoberta em 1867 pelo alemão Augusto Berns.

Ninguém mexe mais!
Em 1983, Machu Picchu foi declarada Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade. Por isso, nenhuma nova obra de reconstrução pode acontecer por lá! Em 2007, a cidade também entrou para a lista das Novas Maravilhas do Mundo.

Ficou curioso?
Para visitar a cidade, os turistas podem ir de trem e ônibus ou encarar trilhas. Uma delas demora 4 dias e percorre a rota usada pelos incas. O número de visitantes é controlado pelo governo peruano, para evitar que as ruínas sejam danificadas.






09/02/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui