Curiosidades

Formação do arco-íris

Entenda como isso acontece

Com certeza você já viu um arco-íris colorindo o céu. Mas, já se perguntou como esse espetáculo acontece? Descubra como se formam um dos fenômenos mais bonitos da natureza! 

Fórmula das cores
Sol e chuva não combinam? Pois é a união desses dois elementos que formam o arco-íris que você vê no céu! 

1) Depois da chuva o ar fica úmido, ou seja, cheio de partículas de água. Quando um raio solar atinge uma gotinha d’água, acontece uma manifestação física chamada refração. 

2) A luz branca do sol é formada por várias cores, que se dividem ao encontrar a água. Assim conseguimos enxergar os tons de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, que formam o arco-íris. 

3) Cada uma das cores se propaga em velocidades e ângulos diferentes. O vermelho se espalha mais rápido, o que a torna sempre a primeira cor do arco-íris. Já o violeta é o mais lento, por isso aparece em último lugar nos arcos coloridos.

4) O espetáculo não dura muito: acaba quando o sol muda de posição ou quando um vento forte leva a umidade do ar para longe. Por isso, considere-se sortudo, quando enxergar esse show de cores no céu!

Você sabia que...
- O físico Isaac Newton foi o primeiro a provar que a luz branca, na verdade é uma mistura de sete cores?
- Para visualizar as cores no céu, a pessoa precisa estar exatamente entre o sol e as partículas de água suspensas no ar.
- O nome arco-íris vem da mitologia Grega? A lenda conta que a deusa Irís deixava um rastro colorido por onde passava. 
- Povos asiáticos acreditam que o arco-íris rouba a água dos rios para se formar?

CONSULTORIA: MARCELO KNOBEL (PROFESSOR DE FÍSICA DA UNICAMP) E JOSÉ PEDRO RINO (DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UFSCAR). FONTE: HOW STUFF WORKS.

08/04/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui