Curiosidades

Faz mal segurar o espirro?

Libere o seu atchim!

Nada de segurar o espirro! Ao inibir esse mecanismo de defesa do organismo, a pressão que seria usada para expelir o corpo estranho (como um vírus) é desviada e pode causar lesões no ouvido ou infecção respiratória (pelo acúmulo de secreção). O correto é só colocar a mão ou o braço na frente (para evitar que as outras pessoas sejam contaminadas por um possível vírus).

E você sabe por que usamos a palava ATCHIM para nos referirmos ao espirro? A língua portuguesa tem alguns teremos que imitam o som das coisas. São as onomatopeias. Uma delas é o atchim, que lembra o barulho produzido pelo corpo quando espirramos – apesar de nem todo mundo emitir exatamente o mesmo som na hora do espirro. O mesmo acontece com o latido dos cães: para esse ruído, usamos a onomatopeia “au-au”. Mas há sons bem mais difíceis de reproduzir usando palavras – é o caso do rugido dos leões.


Consultoria:
Carlos A. Lazar (infectologista da PUC-SP), Heloisa Ionemoto (Pediatra, membro da Sociedade de Pediatria São Paulo e pediatra da Fundação José Luiz Setúbal), Marcelo M. Caetano (professor de Língua Portuguesa e Filologia Românica da UERJ) e Tadeu F. Fernandes (Presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP).
Ilustração: José Pistilli


18/07/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui