Curiosidades

Em busca de Atlântida!

Mitos e lendas!

Eldorado, Atlântida, Camelot... estes e outros locais aparecem em histórias famosas, mas nunca foram encontrados. Mesmo assim, continuam despertando a curiosidade de muita gente!


Terra de sabedoria
A ilha de Atlântida ficaria a oeste do estreito de Gibraltar (canal que liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico), habitada pelos atlantes, descendentes de Atlas (filho do deus Poseidon), numa sociedade justa e rica. Com o tempo, o declínio dos bons costumes deixaram os deuses irados. Eles, então, enviaram um maremoto para lá, há cerca de 9 mil anos, e Atlântida ficou submersa. Exploradores ainda procuram pela ilha.

Cheia de muros
Localizada na antiga Anatólia (região da atual Turquia), a cidade de Troia era conhecida pelas diversas muralhas. Mas, durante a Guerra de Troia, foi destruída pelos gregos: eles entraram usando o truque do Cavalo de Troia (cheio de soldados inimigos), em algum período entre 1500 e 1200 antes de Cristo. Hoje, a área é um sítio arqueológico onde são feitas pesquisas sobre a cidade troiana.

Escondida na mata
Em 1535, um general espanhol ouviu dizer que uma cidade repleta de ouro, chamada Eldorado, ficaria na área da atual Bogotá (capital da Colômbia). A partir disso, buscas pelo tesouro e pelas terras atraíram europeus para a América do Sul – eles vasculharam até a Amazônia. Mas não há qualquer prova de que o local seja verdadeiro.

Será possível?
O continente perdido de Lemúria ficaria no Oceano Índico ou no Oceano Pacífico. Os primeiros relatos apareceram no século 19 e, até hoje, um povo do sul Índia acredita no mito: a massa de terra viria da época pré-histórica, mas alterações geológicas a levaram para o fundo do mar. Cientistas afirmam que o desaparecimento de um continente inteiro é impossível.

Um reino inglês
Terra do Rei Artur (o mais justo dos soberanos), Camelot seria uma cidade e castelo, na Inglaterra, onde tudo funcionava de forma correta – exceto por algumas guerras contra vizinhos germânicos. Os relatos não trazem data para o aparecimento do local, mas as lendas são de antes de a Inglaterra se unificar como um país, em 927.

O lugar dos sonhos
Boatos na Europa, a partir de 1300, falavam sobre a existência de uma ilha mágica perto da Irlanda, com cidades de ouro e natureza exuberante. Seria a Ilha Brazil (o local teria árvores de pau-brasil), indicada em mapas até 1870 – foi procurada, sem sucesso, por cerca de cinco séculos!


CONSULTORIA
: Ruy Rocha Jr. professor de História do colégio Arbos


23/07/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui