Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Cabelos

Estresse realmente dá cabelo branco?

Esse processo natural pode ser acelerado por alguns fatores externos. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado em 15/10/2021, às 11h30 - Atualizado às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma pessoa com cabelo grisalho - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pessoa com cabelo grisalho - Pixabay

É muito comum ouvir por aí que o estresse dá cabelos brancos. E isso é verdade! Isso não acontece de uma hora para a outra, mas, segundo os cientistas, o estresse e a ansiedade podem acelerar o processo gradual de enbraquecimento dos fios.

Os primeiros fios brancos começam a aparecer, em heral, aos 35 anos. Mas, para algumas pessoas, podem surgir mais cedo, por volta dos 17 anos, ou bem mais tarde, aos 50. Esse processo ocorre naturalmente, porqcue as células que produzem melanina, o pigmento responsável por dar cor aos fios, têm um tempo determinado de vida — em cada pessoa, elas têm um prazo diferente.

Especialistas já verificaram que pacientes que sofrem de estresse ficam com os cabelos grisalhos mais rapidamente. Isso acontece porque os hormônios do estresse podem dar origem a uma inflamação que desencadeia a produção de radicais livres — moléculas que danificam as células, acelerando seu envelhecimento. No entanto, outros fatores, como poluição e alimentação desequilibrada, além de fatores genéticos, contribuem para ess processo.

Uma história conhecida diz que, ao descobrir que seria decapitada, Maria Antonieta, a rainha da França, ficou com os cabelos brancos. Como ela sofreu nos meses que antecederam sua morte, é mesmo provável que tenha ficado com mais cabelos brancos.

O estresse também deixa a gente careca, pois a adrenalina que liberamos quando ficamos nervosos interrompe a multiplicação das células do nosso corpo — o cabelo pode parar de crescer.