Curiosidades

É verdade que dores indicam chuva?

Descubra!

Isso pode acontecer, sim! Pessoas que têm implantes metálicos (próteses e placas), desgaste nas articulações (artrose), doenças reumáticas ou de circulação podem mesmo sentir quando vai chover!

As terminações nervosas do corpo são sujeitas a estímulos externos, como a temperatura. E, em geral, problemas como os citados acima deixam as terminações nervosas mais sensíveis aos estímulos.

Quando vai chover, a pressão atmosférica diminui e isso é sentido pelo organismo: surge mais espaço para os tecidos se expandirem, aumentando a pressão nas articulações, o que leva à dor.

Chuva na cozinha
Existem outras formas de saber quando vai chover. Uma delas é observar o sal que usamos para cozinhar. Ele absorve o vapor d’água presente na atmosfera – quanto mais vapor existir, mais fácil será para o sal absorvê-lo, o que pode indicar chuva. Mas isso não é uma regra, pois regiões costeiras ou perto de florestas são naturalmente mais úmidas.

A natureza fala
Outras dicas estão na forma como alguns bichos se comportam. Por exemplo: quando vai chover, a andorinha voa mais baixo, já que os cupins e formigas (dos quais ela se alimenta) saem das tocas para acasalar e cavar ninhos na terra molhada.

Já a vespa enxu estoca comida para o período de seca. Então, se ela estiver com muito alimento guardado, significa que não choverá.

Anfíbios, como sapos e rãs, por terem a pele sensível ao calor e à luz solar, escondem-se em locais com sombra e só saem quando anoitece. Se você encontrá-los durante o dia, quer dizer que a umidade do ar está maior e que lá vem chuva!


Consultoria: Celso Oliveira (meteorologista e mestre em agronomia pela USP), Guilherme Domenichelli (biólogo, autor de livros infantis e gestor ambiental do Dersa), João Longo (especialista em medicina esportiva, nutrologia e ortopedia), Leny Cristina M. Costa (Facel/Curitiba-PR), Nilton Salles (reumatologista do Hospital 9 de Julho/SP) e Samantha Martins (Meteorologista da Estação Meteorológica do IAG-USP).


19/07/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui