Curiosidades

Do que é feito o chocolate branco?

A gente explica!

Está na hora de você, finalmente, entender o que existe em cada tipo de chocolate! Olhe só:

Chocolate branco: leva leite, açúcar e manteiga de cacau (não tem licor de cacau).
Chocolate ao leite: contém leite, açúcar, manteiga de cacau e menos licor de cacau.
Chocolate meio amargo: tem licor de cacau, manteiga de cacau e açúcar.
Chocolate amargo: leva licor de cacau e não contém leite.


Quer saber mais? Confira curiosidades sobre essa delícia que vem do cacau!

O começo de tudo...
... está no cacau! É dele que vem o chocolate. A fruta é quebrada e as sementes são retiradas. Depois de torradas e trituradas, elas dão origem à manteiga de cacau e a um líquido grosso, marrom e amargo, chamado de licor de chocolate – os dois serão usados na fabricação.

Direto da fábrica
Nas indústrias, o primeiro passo é fazer a massa do chocolate que, em geral, leva manteiga de cacau, licor de cacau, leite em pó, além do açúcar, que recebe um tratamento especial: tem os cristais quebrados até ficarem tão pequenos que o paladar humano não consegue senti-los. Isso torna o chocolate mais macio.

Segredo na temperatura
Um dos mistérios para fazer chocolate está no processo de temperá-lo. Ou seja, a temperatura da massa é reduzida por um processo de agitação constante, quando ainda está derretida. Isso deixa o chocolate estável e evita que, depois, ele derreta facilmente.

Antes do supermercado

Quando sai do processo de fabricação, o chocolate está mais mole do que o que você compra. Ainda leva cerca de 48 horas para que ele fique estável e possa ser comercializado.

Cheio de ar!
Para fazer chocolate aerado, aquele cheio de bolhas por dentro, a técnica é diferente. O chocolate recebe o gás nitrogênio e passa por máquinas que vibram. Quanto mais vibração, mais bolhas o chocolate terá!

35 graus Celsius
É a temperatura em que o chocolate derrete. Por isso ele dissolve na boca (a temperatura do corpo é de cerca de 36,5 graus Celsius).

Derreteu no armário?
Não coloque o chocolate na geladeira! Se fizer isso, ele ficará esbranquiçado, sinal de que saiu da temperatura ideal, alcançada na fábrica, e de que pode perder o sabor original. Se o chocolate derreter, o melhor é esperar que ele endureça em temperatura ambiente.

Fonte: Arcor.

05/06/2017 - 09:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui