Curiosidades

Corujas viram a cabeça?

Aves de rapina

Corujas conseguem fazer isso, mas não é em 360 graus, como muita gente pensa! Essas aves são capazes do movimento graçãs a pequenas e finas vértebras do pescoço. Com essa ajuda, elas giram a cabeça em um ângulo de 270 graus. Esse fato, somado aos olhos grandes, bico curvado e garras afiadas, faz com que as corujas pareçam ameaçadoras.

Mas esses eres inofensivos para o ser humano. Veja mais curiosidades!

Espalhada pelo mundo
É muito fácil encontrar uma coruja por aí. Essa ave vive em quase todos os habitats (como florestas, centros urbanos e savanas) e só não está na Antártida e na maior parte da Groenlândia, por causa das baixas temperaturas.

Atenta a tudo
Apesar de não enxergarem bem de perto, as corujas têm boa visão de longe e à noite – os olhos captam toda a luz disponível. A audição é aguçada (até melhor do que de outras aves). Usando esses dois sentidos, o animal caça na escuridão.

Misteriosa
Essa ave prefere ficar sozinha, mas não dispensa a companhia de outras espécies de corujas. O voo é silencioso graças à textura das penas. Por isso, não é muito notada por predadores como gaviões, cobras e gatos-do-mato. A coruja tem hábitos noturnos (acasalamento e caça) e gosta de hibernar ao longo do dia.

Que fome!
As refeições incluem pequenos mamíferos, como ratos, além de gafanhotos, aranhas e outras pequenas aves. Após localizar a presa, a coruja voa de forma silenciosa, se aproxima e ataca! Ela engole a presa inteira e, depois, costuma vomitar as penas e ossos afiados.

Filhotes espertos
A coruja fêmea bota entre três e cinco ovos a cada reprodução. Quando os filhotes nascem, o macho cuida deles por dois meses até que consigam se defender sozinhos. Algumas mães fazem ninhos (com pedaços de madeira e graveto) no alto das árvores ou cavam no chão junto aos troncos. Se perceberem algum predador, os filhotes sibilam (imitam sons de serpente) para que o agressor desista do ataque. Demora entre 64 e 86 dias (dependendo da espécie) para que os filhotes comecem a voar.

Você sabia que...
... o termo ave de rapina vem de rapinar, o mesmo que roubar ou tirar? 
Bichos como as corujas e as águias são chamados assim por serem caçadores fortes e muito rápidos!

Ficha do bicho
Velocidade de voo:
 entre 10 e 15 quilômetros por hora
Peso: entre 250 e 700 gramas
Tamanho: entre 12 e 70 centímetros
Tempo de vida: 15 a 20 anos
Espécies: cerca de 212


CONSULTORIA: LENY CRISTINA M. COSTA (PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DE ETOLOGIA E PSICOLOGIA EVOLUTIVA NA FACEL – PR).



17/07/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui