Curiosidades

Conheça o futebol americano

Esporte diferente

Esporte mais popular dos Estados Unidos, o futebol americano tem regras bem diferentes da modalidade que praticamos por aqui

Esporte universitário
O futebol americano surgiu no final do século 19, durante uma partida entre os times das universidades de Harvard e de Yale. As equipes jogavam de modos diferentes: enquanto uma tinha estilo parecido com o do futebol europeu, a outra seguia as regras do rugby (que permite o uso das mãos). Em 1876, foi criada a primeira organização do novo esporte, que adotou as regras do rugby com nova contagem de pontos. Com o tempo, o futebol americano adquiriu regras e características próprias.

Como funciona?
Tudo se baseia em velocidade, força e estratégia de equipe. Cada time é formado por 11 jogadores, com funções definidas de acordo com a tática do grupo. O time que tem a posse de bola é chamado de ataque e precisa fazer a bola avançar até chegar a endzone, no fundo do campo adversário. A equipe rival é o time de defesa – a intenção dela é parar o time de ataque e retomar a posse de bola.

Touchdown!
O quarterback é o capitão e principal jogador – é ele quem comanda as jogadas. Durante o jogo, as equipes devem somar o máximo de pontos na partida – a jogada mais valiosa é o touchdown (quando a bola chega até a endzone).

Sem limite
Os jogadores podem entrar e sair da partida quantas vezes o técnico quiser. Quando o time tem a posse de bola, coloca 11 atacantes em campo. Quando não está com a bola, usa 11 defensores. Nas jogadas de chute, entram jogadores especialistas nesse tipo de lance.

Quatro quartos
Uma partida dura 60 minutos e é dividida em quatro períodos de 15 minutos. O cronômetro pode ser parado em algumas situações: quando o jogador sai com a bola pela lateral do campo, quando algum time pontuar, se houver um passe incompleto (a bola toca o chão) e em faltas.

Que formato é este?
A bola oval tem 71 centímetros de circunferência e 28 centímetros de largura. O formato permite que ela seja mais fácil de agarrar com uma mão só. Além disso, por ser pontuda, quebra a resistência do vento e é mais rápida ao ser lançada para frente. A costura faz com que gire ao ser arremessada, dando mais precisão à trajetória.

Os principais
A maior liga de futebol americano do mundo é a National Football League (NFL). A final da NFL é o famoso Super Bowl, sempre no primeiro domingo de fevereiro. A NFL é disputada pelos principais jogadores de futebol americano do mundo, como Tom Brady, Peyton Manning, Eli Manning, Ben Roethlisberger e Russell Wilson.

Bom para o corpo
O esporte movimento todos os membros! Assim, aumenta a força física, melhora a capacidade cardíaca e respiratória e fortalece os músculos. Ainda exercita o cérebro: faz bem para a concentração e para a visão estratégica.

Em terras brasileiras
A partir da década de 2000, o futebol americano começou a se popularizar no Brasil. Os jogos da NFL tiveram aumento de audiência e foram criados os primeiros times amadores. Hoje, há duas ligas semiprofissionais: o Campeonato Brasileiro, criado em 2010, e o Torneio Touchdown, organizado de forma independente desde 2009.

Eu quero!
Quem deseja fazer parte de uma equipe brasileira deve entrar em contato com o time da cidade mais próxima – são cerca de 50 equipes em todo o Brasil. Para mandar bem, estude as regras e treine com os amigos antes.

Medidas
O campo tem 109,73 metros de comprimento e 48,76 metros de largura. Linhas brancas marcam o campo de 10 em 10 jardas e, em marcas menores, de 1 em 1 jarda (1 jarda = 91,44 centímetros).


CONSULTORIA: Adair Lopes (professor de Educação Física da UFSC) e Clézio Gonçalves (professor de Educação Física da UFGRS).


07/06/2017 - 18:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui