Curiosidades

Como surgiu o uniforme escolar?

Confira!

Julho está quase acabando – e as férias escolares também! Enquanto prepara o material escolar e arruma o uniforme para voltar às aulas, confira a história dessa roupa usada em muitas escolas pelo mundo.

Origem nos professores
O uniforme escolar começou a ser usado em nosso país entre os anos de 1890 e 1900, nas Escolas Normais, que formavam professores. A inspiração veio do Exército, uma das primeiras instituições a determinar o uso de roupas iguais – na época, costume que também já era adotado em locais como asilos e hospitais.

O principal motivo para a padronização das roupas entre os alunos, ainda hoje, é todos se sentirem iguais. Mas existem outros benefícios, como a facilidade em identificar em qual local a criança estuda.

Nem sempre o mesmo
Desde o surgimento até hoje, o uniforme escolar teve várias mudanças. Antigamente, tudo era mais formal: no lugar do moletom e do tecido tactel (que atualmente facilitam os movimentos para brincadeiras), os meninos usavam ternos e até chapéus, enquanto as meninas trajavam camisas e saias ou vestidos.

Depende da cidade

As cores do uniforme podem variar entre as escolas. Nas particulares, normalmente seguem as cores oficiais da instituição. Já nas escolas públicas, tudo depende da cor da bandeira do município ou do estado em que elas estão localizadas.


Consultoria: Clarice Zientarski (professora na Universidade Federal do Ceará).


24/07/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui