Curiosidades

Como surgiu o Carnaval?

O Carnaval surgiu a partir de várias comemorações que aconteciam na Antiguidade entre egípcios, gregos, romanos e outros povos. Essas festas celebravam a colheita e homenageavam deuses. Um exemplo eram as saturnálias, na Roma antiga, para Saturno, deus da agricultura, quando o povo dançava pelas ruas.

Durante a Idade Média, a época em que as festas antigas já aconteciam foi adotada pela Igreja Católica para marcar o período antes da Quaresma (que antecede a Páscoa), quando o consumo de carne era proibido. Estaria aí a explicação para o termo Carnaval: viria do latim carnem levare (retirar ou ficar livre da carne).

Ao longo do tempo, uma das mais famosas festas inspiradas nas celebrações da Antiguidade foram os bailes de máscaras europeus. Na Itália, por volta do século 13, só os nobres participavam. No século 19, máscaras e fantasias se tornaram populares.

Quer saber como o Carnaval se desenvolveu no Brasil? Clique aqui! Abaixo, aproveite para fazer o teste: que tipo de folião é você no Carnaval?

09/02/2018 - 20:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui