Curiosidades

Como funcionam os óculos 3D?

Como funciona?

Primeiro, é preciso entender como os filmes em 3D funcionam. Eles projetam duas imagens ao mesmo tempo na tela, como se fosse o mesmo objeto visto de perspectivas diferentes. Essas imagens ficam embaralhadas, pois aparecem sobrepostas. Para separá-las, precisamos usar um equipamento especial: os óculos 3D. Existem diversas tecnologias de óculos 3D. As mais antigas usam filtros coloridos (uma lente vermelha e outra azul), que fazem com que apenas uma das imagens atinja cada um dos olhos. Óculos mais modernos separam as imagens de acordo com a propagação da luz. Aí, o cérebro soma as duas visões e simula relevos e volumes tridimensionais.

Agora que você já sabe como funcionam os óculos 3D, confira mais curiosidades sobre o cinema!

1 –
O primeiro filme foi exibido em uma conferência, em março de 1895, em Paris (França). Os responsáveis foram os irmãos Auguste e Louis Lumière. Eles exibiram uma cena de 50 segundos da saga A Saída da Fábrica. Pode parecer estranho, mas na época foi um grande espetáculo. Para o público em geral, o primeiro filme foi Chegada de um Trem à Estação de La Ciotat (também dos irmãos Lumière) em dezembro de 1895, na capital francesa. A obra tinha apenas 1 minuto e muitas pessoas saíram correndo do local com medo de serem atropeladas pelo trem que aparecia na cena.

2 - O primeiro filme feito para ser exibido em 3D foi The Power of Love (O Poder do Amor), lançado em 1922. Ele foi feito em preto e branco, com a tecnologia disponível na época e exigia o uso de óculos especiais pela plateia. Na década de 1950, empresas cinematográficas norte-americanas lançaram outros filmes em 3D, já coloridos.

3 - O primeiro desenho dublado que passou nos cinemas brasileiros foi Branca de Neve e os Sete Anões, em 1938. Antes disso, os filmes eram só legendados.


CONSULTORIA: Cláudio H. Furukawa (Instituto de física da USP) Danilo Danilo Mantovani (fotógrafo e cineasta de São Paulo) e Vera Sousa (estudiosa e consultora de história da arte e mitologia)


01/08/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui