Curiosidades

Como funciona um toboágua?

Saiba como funciona

Brincar em um toboágua é irado! Mas você sabe o que acontece lá dentro enquanto você desce a toda velocidade? Usamos a atração Vaikuntudo, do Beach Park, em Aquariz (Fortaleza), para explicar

Quase voando

Ao descer em um toboágua, apesar da velocidade em que você está, não há risco de sair voando do brinquedo. A velocidade nas curvas do trajeto é sempre menor do que seria na queda livre de uma pessoa. Além isso, a velocidade da descida varia a cada trecho, garantindo a segurança. 


Bate-bate


A tendência natural do corpo é seguir reto. Mas um toboágua com curvas muda essa lei da física: quando aparece uma curva na pista, entramos em contato com a lateral da estrutura, que nos empurra de volta e nos obriga a seguir pelo caminho que não é o reto. O filete de água presente durante toda a descida também ajuda na condução do corpo humano pelo trajeto certo.

Não é sempre igual

A velocidade de descida em um toboágua varia de pessoa para pessoa: quanto mais massa (peso) você tiver, maior será a velocidade que pode atingir. Outros fatores influenciam, como a área de contato com a pista (quanto menor, maior é a velocidade), o tipo de tecido e o comprimento da roupa que você está usando (quanto mais comprida ela for, menor é a velocidade).

Hora do tchibum!

Apesar de parecer que você chega ao final do trajeto numa velocidade menor, isso não é verdade - o impacto ao atingir a água é proporcional à velocidade que você manteve durante o caminho. Mas a maneira como nosso corpo bate na água da piscina (com os pés, por exemplo) pode alterar a sensação, deixando-a mais suave. E a curvatura do toboágua também enganada: cria a sensação de suavidade na inclinação para que o impacto pareça menor. 

 

 CONSULTORIA: Evaldo Ribeiro (Professor da Universidade Federal do Paraná) e Ronni Amorim (professor da UnB). Fonte: Vaikuntudo (Beach Park).

 

18/04/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui