Curiosidades

Como dar banho em casa nos pets

Saiba como fazer

É possível deixar seu cachorro ou gato limpinho e cheiroso dando banho em casa. Siga as dicas e divirta-se com ele!

Preparação
Pias e bacias são suficientes para animais pequenos. Para os grandes, existem banheiras próprias. A água em temperatura ambiente é ideal – se estiver gelada, o pet pode ficar gripado ou com pneumonia. Já a água quente pode queimar a pele dele.

Ritual
Antes de começar, faça carinho, brinque e dê petiscos. Você também pode escovar os pelos para remover nós. Com um algodão ou gaze, limpe a parte externa dos ouvidos do animal. Nunca introduza hastes flexíveis. Depois, coloque um chumaço de algodão nas orelhas do pet. Isso evita que entre água.

Chegou a hora!
Molhe o corpo e, em seguida, a cabeça. Aplique xampu para gato ou cachorro – há várias opções, conforme as necessidades do bicho. Esfregue suavemente, com atenção especial para patas, rabo e a região ao redor da boca – onde costuma ficar mais sujo. Enxágue e repita se achar necessário. Se o animal tiver pelos longos, desembarace com condicionador.

Pós-banho
Envolva o bichinho com uma toalha e pressione-a contra os pelos, sem esfregar. Use o secador de cabelos: deixe o pet a uma distância confortável do secador e use ar morno. Deixá-lo secar ao ar livre pode levar a uma gripe ou a doenças de pele. Após o banho, ofereça um mimo: assim, ele associa p momento com algo bom!

Dicas importantes:
- Não use xampu para humanos – podem causar alergias e irritar o olfato do pet.
- Siga a recomendação do médico veterinário para saber de quanto em quanto tempo dar banho no seu bichinho.


Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário especialista em distúrbios de comportamento em cães e gatos) e Jonas Byk (biólogo especialista em comportamento animal).


27/07/2017 - 16:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui