Curiosidades

Como cuidar de pets gestantes?

Cuidados básicos

Cadelas e gatas precisam de cuidados especiais quando estão esperando filhotes. Entenda melhor!

Comportamento diferente

Nas primeiras semanas de gestação, cadelas e gatas podem ficar enjoadas, sem apetite e menos ativas. Também acontece de elas apresentarem mais agressividade, principalmente se houver outros animais na casa. Tenha paciência!

Dieta especial

Depois dos primeiros 30 dias, a fêmea grávida deve receber uma ração especial, mais calórica e rica em proteína e cálcio. Mas apenas o médico veterinário pode indicar o jeito mais adequado de alimentá-la nesse período.

Sem parar

Durante a gestação, gatas e cadelas devem fazer atividades físicas leves, como pequenas caminhadas. Isso fortalecerá os músculos e vai facilitar o parto. Depois do nascimento, elas devem voltar a se exercitar para não correr o risco de obesidade.

Muitos mimos!

Carregar filhotes durante a gravidez não é uma tarefa fácil! Por isso, seu pet deve se sentir confortável durante a gestação. Dê brinquedos, petiscos e muito carinho! 

Chegou a hora!

No fim da gestação, é importante preparar o ambiente para o nascimento dos filhotes: um lugar onde a cadela ou a gata esteja acostumada a ficar e tenha privacidade. O cantinho pode ser feito com jornal, papelão ou qualquer material confortável.

Fique por dentro!

A gestação das  gatas dura entre 60 a 65 dias. Já a das cadelas vai de 58 a 64 dias!



CONSULTORIA: GUILHERME SOARES (MÉDICO VETERINÁRIO) E JONAS BYK (BIÓLOGO ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO ANIMAL E PROFESSOR DE ZOOLOGIA DA UFAM).

12/04/2017 - 19:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui