Curiosidades

Como as vacinas são produzidas?

O que há dentro delas?

Vacinas são produzidas com vírus ou bactérias das doenças que elas combatem. Mas, nas vacinas, esses microrganismos estão mortos, inativados (sem poderes) ou enfraquecidos. Além disso, vacinas contêm outras substâncias que aumentam a eficiência e a validade do produto.

Tire outras dúvidas sobre as vacinas!

Por que tomamos vacinas?
Para nos protegermos de algumas doenças. Quando tomamos uma vacina, nosso sistema imunológico (responsável pela defesa do organismo) reage e produz anticorpos. A função dos anticorpos é nos proteger da doença contra a qual nos vacinamos. Por exemplo: se você for infectado pelo sarampo, mas já tiver tomado a vacina, seu organismo vai detectar o vírus e combatê-lo.

Por que a marca da vacina que tomamos quando somos recém-nascidos fica na pele para sempre?
Porque essa vacina provoca uma ferida profunda, que leva até seis meses para sarar. Assim, surge a cicatriz. A vacina causadora de tudo isso é a BCG, contra tuberculose – doença que afeta, principalmente, os pulmões.

Qual é a diferença entre soro e vacina?
Os dois protegem nosso organismo contra substâncias estranhas, mas são usados em momentos diferentes. As vacinas são produzidas a partir de substâncias que estimulam a produção de anticorpos contra uma determinada doença – isso evitará o contágio após a vacinação. Já o soro é feito no corpo de outro ser vivo – normalmente, um mamífero de grande porte, como o cavalo. Os anticorpos que o animal produziu são retirados para criar o soro, que costuma ser usado no tratamento de picadas de animais peçonhentos, como cobras e aranhas. Assim, diferentemente da vacina, o soro não previne doenças – ele serve como cura.


Consultoria: Antonio C. de Castro Toledo Junior (infectologista pela Unifenas), Carlos A. Navas (professor do Departamento de Fisiologia da USP) e Isabella Ballalai (presidente da Comissão de Revisão de Calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações).



20/07/2017 - 12:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui