Curiosidades

Como as conchas são formadas?

A casa dos moluscos

Conchas são carapaças protetoras para os moluscos, animais que têm corpo mole, como caracol, caramujo, mexilhão, ostra e náutilo. Como não possuem ossos na parte interna do corpo, os moluscos contam com as conchas para se proteger do ataque de predadores e das variações de temperatura e umidade. Além disso, as conchas atuam como esqueleto externo, dando sustentação durante os movimentos.

Mas como elas se formam? Tudo começa nos primeiros momentos de vida desses animais!

Primeira moradia
Quando nascem, os moluscos são pequenas larvas. Então, glândulas que ficam no manto (tecido que envolve as partes vitais do molusco) começam a eliminar substâncias que endurecem, criando uma concha provisória – a protoconcha. Ao atingir a idade jovem, o molusco começa a formar a concha definitiva, que substitui a primeira.

Em construção
Os principais componentes da concha são o carbonato de cálcio (retirado da água do oceano e da alimentação) e proteínas (produzidas pelo próprio bicho). Conforme esses elementos criam camadas, a concha vai crescendo ao redor do molusco – ela também aumenta de tamanho até o bicho chegar ao comprimento final dele.

De todos os tipos
Cada espécie de molusco produz um tipo de concha – por isso, elas são tão variadas (algumas aparecem apenas em determinadas praias, dependendo da região em que o animal mora). A forma e o tipo de concha são características usadas na classificação dos moluscos. Confira:

● Gastrópodes: têm concha única, em formato espiral – caso do caracol e do caramujo. A lesma, apesar de não ter concha, também faz parte do grupo. Os gastrópodes são aquáticos ou terrestres de ambiente úmido.

● Bivalves: a concha é formada por duas peças, unidas por um ligamento. O mexilhão, a vieira e a ostra são exemplos de bivalves. Eles vivem em ambiente marinho.

● Cefalópodes: podem não ter concha (como o polvo) ou possuir uma concha externa (caso do náutilo). Já a lula possui uma concha interna e reduzida, chamada de pena, que ajuda a dar rigidez ao corpo.

Superconcha
Além de formas diferentes, as conchas podem apresentar vários tamanhos e cores. As dos gastrópodes e bivalves têm pouco mais de 1 milímetro de comprimento. Já a maior concha conhecida é a da ostra Tridacna gigas. Esse animal pode ser encontrado no Oceano Pacífico, no litoral da Índia, com concha de até 1 metro de comprimento!

E você sabia que as conchas chegam às praias arrastadas pela ação do mar? Elas podem estar inteiras ou em pedaços, vazias ou com os moradores dentro.

Se o molusco já tiver morrido e a concha estiver sem dono, pode ser usada como casa por outros bichos. Além disso, com o tempo elas se desfazem e ajudam a formar a areia.


CONSULTORIA:
GUILHERME DOMENICHELLI (BIÓLOGO E AUTOR DOS LIVROS GIRAFA TEM TORCICOLO? E O RESGATE DA TARTARUGA - PANDA BOOKS) E LUIZ RICARDO L. SIMONE (ESPECIALISTA EM MALACOLOGIA DO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP).



01/08/2017 - 09:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui