Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Como as aves conseguem voar?

Saiba quais são as características que permitem que as aves voem

Letícia Yazbek Publicado em 11/03/2020, às 13h00 - Atualizado em 20/03/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gaivotas voando - Pixabay
Gaivotas voando - Pixabay

As aves conseguem voar porque elas possuem diversas adaptações no corpo que são voltadas para essa habilidade. A principal característica que faz as aves voarem são as penas. Elas são leves e fortes, estão espalhadas por todo o corpo do animal e têm formas e tamanhos variados.

Junto a isso, as asas (longas, curtas, arredondadas ou estreitas) estão ligadas a poderosos músculos, principalmente do peito do bicho, dando força para mantê-lo voando. Os pulmões são bem desenvolvidos, fazendo com que as aves tenham bastante resistência.

Outro fator que faz a diferença é a composição dos ossos, chamados de ossos pneumáticos. Eles são porosos, ou seja, com pequenos buracos cheios de ar, muito leves e resistentes.

No entanto, nem todas as aves conseguem voar, apesar de todas terem o corpo coberto de penas. Os avestruzes, emas e pinguins, por exemplo, estão entre as aves que não voam.

Quando as asas são formadas por penas muito curtas ou pouco desenvolvidas, não são capazes de sustentar o animal no ar. Além disso, as aves não voadoras têm os ossos compactos, não porosos. Essas características são adaptações de cada espécie de acordo com as necessidades na natureza — para algumas, o voo é essencial, por exemplo, na busca por alimentos; para outras, não é preciso sair do chão para encontrar comida.