Curiosidades

Coincidências do seu corpo

Fatos incríveis sobre você

Quanto você mede?
Não há como adivinhar o tamanho exato de alguém, mas podemos chegar perto. É que a altura de uma pessoa é aproximadamente igual à distância entre a ponta dos dedos com os braços esticados – isso se chama envergadura. Como as crianças ainda não têm o corpo totalmente desenvolvido, às vezes a altura é um pouco maior do que a envergadura.

Do tamanho do coração
O coração de um adulto tem mais ou menos o mesmo tamanho de um punho fechado. Ou seja, 12 centímetros de comprimento por 9 centímetros de largura. Ninguém sabe dizer a razão dessa coincidência - se é que existe um motivo para isso. 

Parecidos, mas diferentes
Não se sabe explicar porque, mas normalmente o pé de uma pessoa tem a mesma medida de seu antebraço, ou seja a parte do braço que vai do punho ao cotovelo. Faça o teste! Esse tamanho é muito semelhante ao comprimento de sua cabeça, se ela for medida do queixo ao topo.

Dividido ao meio
Em um adulto, a parte de cima do corpo costuma ter praticamente o mesmo comprimento da parte debaixo (a divisão é a cintura). Nas crianças, a metade de cima é um pouco maior do que a de baixo. Pesquisadores acreditam que essa proporção nos ajuda a manter o equilíbrio para andar e ficar em pé.

Pega-pega
Para que a mão funcione perfeitamente e a gente possa segurar tudo, as partes de nossos dedos das mãos têm as proporções mais exatas no corpo humano. É como se fosse um máquina perfeitamente planejada. A soma do comprimento da falange distal com a falange média é igual ao tamanho da falange proximal. Além disso, a soma da falange média com a proximal é igual ao tamanho do metacarpo.  


Quase iguais
O lado direito do corpo é bem parecido com o esquerdo. Os dois braços têm mais ou menos o mesmo tamanho, as duas pernas também, as duas mãos também e assim por diante. Mas os dois lados nunca são idênticos. Dê uma olhada em fotografias feitas bem de frente e repare como quase sempre um olho é um pouquinho maior do que o outro. Além disso, compare as suas duas mãos: há grandes chances de uma ser ligeiramente maior do que a outra. 

22/01/2017 - 07:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui