Curiosidades

Cinco verdades sobre piolhos

Fique esperto!

1) Piolhos pulam como as pulgas
Mito! Eles só passam de cabeça em cabeça se houver contato com fios de cabelo cheios desses insetos.

2) Crianças pegam mais piolho do que adultos

A praga é mais comum entre elas porque crianças ficam perto umas das outras durante brincadeiras e em atividades na escola.

3) Eles preferem cabelos sujos
Nada disso! Esses insetos também se instalam em fios lavados diariamente. Eles gostam mesmo é de sangue, que obtêm picando o couro cabeludo. Para ficarem numa boa entre os fios de cabelo, piolhos têm garras nas pontas das patas, que ajudam a não escorregar. Aí, quando querem comer, descem, picam o couro, retiram sangue e provocam aquela coceira!

4) É melhor esperar que eles sumam sozinhos

Não espere, não! Você deve ir ao médico para que ele indique uma loção ou um xampu com substâncias que matam esses bichos. Depois, é preciso usar um pente fino para retirar os insetos mortos dos fios. 

5) Quem está com piolho não deve compartilhar bonés...

... nem gorros, escovas de cabelo, lençóis ou toalhas. Caso contrário, a praga vai se espalhar!


Consultoria: Jane Tomimori (professora do Departamento de Dermatologia da USP), Jefferson A. de Barros (professor de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC), José E. Carvalho (professor de fisiologia da UNIFESP/Campus Diadema) e Valcinir Bedin (professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp).



27/03/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui