Curiosidades

CEP: o que significam os números?

Ao enviar uma carta, é preciso preencher o envelope com alguns números, chamados de CEP. Hora de descobrir o que cada um deles significam! 

De onde veio?
CEP é a sigla para Código de Endereçamento Postal. Atualmente, esse código é formado por oito números. O CEP funciona como um tipo de DNA das regiões do nosso país. Ele foi criado em maio de 1971 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na época, era composto por cinco números – passou a ter três números a mais em 1992. 

Ele ajuda muito
Na maioria das vezes, as cartas que são enviadas pelos Correios precisam contar o número do CEP da pessoa ou empresa que receberá a correspondência. Ele orienta agências na entrega e simplifica o processo de separação antes do envio. Assim, tudo chega mais rápido ao destino final. 

O que diz cada número
Na criação do CEP, nosso país foi dividido em dez regiões postais: o primeiro número do CEP representa um desses locais. Então, cada região foi dividida em dez sub-regiões, que é o segundo número. O terceiro indica um dos dez setores em que foram divididas as sub-regiões. Cada setor também foi dividido em dez subsetores (quarto número do CEP). O quinto número mostra a divisão dentro dos subsetores. E os três número depois do traço dizem respeito a identificação individual de cada local.  

Para entender sobre qual região brasileira o endereço se refere, basta ver o número inicial: 

0 – Grande São Paulo; 1 – interior de São Paulo; 2 – Rio de Janeiro e Espírito Santos; 3 ­­­– Minas Gerais; 4 ­– Bahia e Sergipe); 5 – Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte); 6 – Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre; 7 – Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; 8 – Paraná e Santa Catarina; 9 – Rio Grande do Sul. 

O curioso caso de Brasília!
Para você, o que significa SQS 215? Não se trata de um código secreto, mas de um endereço em Brasília. Apesar de também usar CEP, a capital federal possui outros códigos. Na sigla, o SQ é o mesmo superquadra. A letra S, na sequência, seguida significa lado Sul. E o 215 é o número da residência. O endereço também pode contar a sigla SQN (superquadra norte) e CL (para endereço de comércios locais).

FONTE: Portal Brasil e Correios.  

07/04/2018 - 13:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui