Curiosidades

Caracol nasce com concha?

Desde pequeno?

Os caracóis, como a maioria dos moluscos, já nascem com uma concha, que se forma quando ele ainda está dentro do ovo – é a concha embrionária. Após o nascimento, outra concha se forma, chamada de concha adulta. Ela vai crescendo junto com o corpo do animal e, normalmente, tem cor e formato diferente da embrionária. O limite entre elas costuma ser visível: ao observá-lo, os biólogos conseguem ter uma ideia do tamanho que o caracol tinha quando nasceu.

Material das conchas
O carbonato de cálcio é a substância que forma as conchas dos moluscos. Para que a concha surja, a animal libera substâncias que possuem esse material. Então, ele endurece, formando as camadas da concha. Quando o bicho cresce, a concha cresce junto. Assim, o corpo continua cabendo lá dentro.

Caracol x caramujo
Em geral, caracol é o nome dado ao animal (um molusco) que vive na terra, enquanto caramujo se refere ao bicho (também um molusco) que é aquático. Entretanto, os dois termos podem ser sinônimos conforme a região do Brasil - ou seja, as palavras caracol e caramujo podem ser usadas para falar do mesmo ser vivo.


CONSULTORIA: GUILHERME DOMENICHELLI (BIÓLOGO E AUTOR DOS LIVROS GIRAFA TEM TORCICOLO?, MISTÉRIO NA FLORESTA AMAZÔNICA E O RESGATE DA TARTARUGA, ED. PANDA BOOKS), LUIZ RICARDO L. SIMONE (BIÓLOGO DO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP) E PAULO C. DE PAIVA (DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UFRJ).



22/07/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui