Curiosidades

Avião: para onde vão o xixi e o cocô?

Adeus, sujeira!

Assim que o passageiro termina de usar a privada e aciona a descarga, entra em ação um aspirador que, sem precisar esvaziar e encher o vaso sanitário de água, suga tudo o que está ali (xixi, cocô ou os dois). Ao mesmo tempo, gotículas de desinfetante são liberadas para perfumar o ambiente.

Depois de ser sugada, a sujeira passa por canos que ficam embaixo do piso do avião, até chegar a um reservatório bem longe dos passageiros. O reservatório armazena até 250 litros (o mesmo que 125 garrafas de refrigerante de dois litros). Aviões que fazem trajetos intercontinentais (e transportam mais passageiros por longas horas) têm dois desses reservatórios.

Quando o avião pousa, um caminhão vai até ele para esvaziar o reservatório. Isso é feito com uma mangueira que suga tudo o que está lá. O caminhão segue para outra área do aeroporto, onde despeja o conteúdo em um buraco ligado à rede de esgoto da cidade. Assim, toda a porcaria que veio do avião tem o mesmo destino que o cocô e o xixi que você faz na sua casa.


Consultoria: Álvaro M. Abdalla e Paulo C. Greco Jr. (professores de Engenharia Aeronáutica da USP), Antonio André Filho e Emanuel Borges (engenheiros da TAM), Claudiano Sales e Fernando Ponzo (engenheiros da Embraer), Luiz C. Góes (professor do Departamento de Engenharia Mecânica do ITA) e Marcelo F. de Araujo (mestre em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo ITA).


 

12/02/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui