Curiosidades

Aprenda a meditar

Sente e relaxe!

Silêncio, calma e concentração! É disso que você precisa para uma boa meditação. Meditar é uma experiência para desacelerar a mente, relaxar e ainda se sentir mais feliz. Vamos começar? Ommm! 

Bem antiga
A prática da meditação surgiu há cerca de 5 mil anos, na Índia, e foi transmitida de mestres para discípulos. Meditar é indicado para qualquer pessoa a partir dos 5 anos.

Criatividade a mil
Se você tem dificuldade para expressar ideias, a meditação pode ser uma boa saída. Ao entrar em relaxamento profundo, aumentamos a capacidade de sentir e criar. Por isso, depois da meditação você fica mais sensível e criativo. 

Pensamento certo
Concentração é tudo: para meditar, você precisa manter o foco na respiração e afastar os pensamentos do dia a dia. Com a prática, isso logo ajudará você a fazer, por exemplo, a lição de casa.

Será uma música? 
O som “OM”, que as pessoas fazem enquanto meditam, é um mantra (som com vibrações energéticas que pode ser recitado ou cantado repetidamente). Ele ajuda a aliviar o estresse e a liberar as emoções.


Vá com calma!
No começo, não é fácil ficar sentado, em silêncio e concentrado. Por isso, comece com períodos curtos de meditação, de 1 minuto, até se acostumar. Quer tentar em casa? Siga as dicas:

- Conte a respiração para se concentrar. Por exemplo: inspira 1, expira 2.
- Cante! Pode ser o mantra “OM” ou outro som que gostar.
- Peça para alguém contar uma história com natureza e animais. Faça minutos de silêncio durante a história.


Você sabia que...
... a meditação traz a sensação de felicidade?
Um estudo norte-americano comprovou que a prática faz com que o corpo libere menos adrenalina e cortisol (hormônio do estresse) e mais endorfina – hormônio da felicidade e do bem-estar!

CONSULTORIA: Dayita Gyan (coordenadora da Escola de Meditação do Lótus Namastê, São Paulo).

01/04/2017 - 19:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui