Curiosidades

A morte da barata: pernas para cima!

Por que ela fica assim?

Existem duas teorias para o fato de as baratas ficarem de pernas para cima quando morrem. Em geral, os insetos, como as baratas, respiram por aberturas na parte de baixo do corpo. Assim, quando recebem um esguicho de veneno (que os deixa sufocados), tentam sobreviver virando de barriga para cima, na tentativa de puxar o ar. Mas também existe o fato de que as patas dos insetos ficam retraídas quando eles morrem, deixando esses bichos sempre com a barriga para cima.

E será verdade que, quando o ser humano não existir mais na Terra, as baratas vão dominar o planeta? Não se sabe ao certo nem se alguma espécie passaria a dominar o planeta se o ser humano desaparecesse.

Mas alguns especialistas apontam os babuínos como os primeiros candidatos a nos suceder como espécie inteligente. Eles têm o maior cérebro entre os primatas.

Já as baratas, até agora, mostraram ter grande capacidade de adaptação: elas sobreviveram às mudanças climáticas que ocorreram ao longo de 300 milhões de anos!


Consultoria:
Eduardo Gorab (professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP) e Guilherme Domenichelli (biólogo e autor dos livros Girafa Tem Torcicolo? e O Resgate da Tartaruga - Panda Books).



18/07/2017 - 11:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui